2. PRODUTOS E SERVIÇOS
2.1 DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS (CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS)
Planejamento de produção:
O planejamento da produção tem como propósito, fazer a ligação entre suprimento e demanda que garantirá que os processos produtivos ocorram eficaz e eficientemente e que produzam produtos e serviços requeridos pelos consumidores.
Um bom planejamento é essencial, pois caso não haja esse planejamento bom, haverá falta de materiais, eficiência baixa, pouca produtividade, podendo até entrar nesse campo a falta de motivação de um funcionário, já que se a qualidade de desempenhar seu trabalho é escassa, ele perde a vontade de fazer um trabalho adequado, pois não se sabe até quando dará para realizá-lo sem problemas.
Os benefícios são planejamento e controle eficaz; especifica a necessidade de matérias-primas. Assim, garante que os insumos estejam disponíveis durante a produção; garante o fluxo de materiais através da linha de produção; ajuda a reduzir o investimento em inventário; facilita a tomada de decisão.
Gestão de materiais e produção:
A gestão de materiais é responsável pela reposição contínua dos itens que entram na companhia, desde a matéria-prima para fabricação de produtos aos materiais que dão suporte a outras tarefas, como suprimentos de escritório e embalagens.
Entre os principais objetivos da gestão de materiais podemos destacar três: entregar o produto ao cliente no tempo ideal, dentro do prazo estipulado, manter um estoque adequado, sem excesso ou falta de produtos e garantir a alta qualidade que é medida pelo próprio cliente, afinal, é ele quem decide se o produto é bom ou não. Redução de custos, otimização dos serviços da empresa, melhor organização, aperfeiçoamento do atendimento ao cliente e aumento na velocidade da produção são alguns dos benefícios para as empresas que adotam uma boa gestão de materiais.
Esse setor não atua de forma isolada, muito pelo contrário, resultados de destaque só são alcançados quando é possível estabelecer organização e boas práticas em três frentes: compras, estoque e logística/distribuição
Alguns benefícios são redução de custos, otimização dos serviços da empresa, melhor organização, aperfeiçoamento do atendimento ao cliente e aumento na velocidade da produção são alguns dos benefícios para as empresas que adotam uma boa gestão de materiais.
Gestão de compras:
Nossos clientes estão sempre diante da necessidade de comprar insumos, materiais, matéria-prima e uma série de outros itens. Todos eles, são decisivos para que a companhia consiga executar a sua atividade. A questão é que, mais do que comprar, é preciso organizar como e quando essas aquisições são feitas.
A gestão irá, primeiramente, estabelecer uma rotina de controle de consumo desses insumos e materiais. A partir disso, é possível ter eficiência na hora de detectar, por exemplo, quando é a hora certa de fazer um novo pedido de determinado material que a empresa precisa para a sua produção.
Em meio a isso, também iremos realizar o planejamento financeiro. Essa parte do engloba a gestão do capital de giro e o fluxo financeiro da empresa. Só assim será possível controlar o consumo de material e, na hora que for necessário, fazer novos pedidos que podem ser custeados.
Os benefícios são a redução de custos e desperdícios, além do aumento da lucratividade.
Gestão do estoque:
O controle e a administração do estoque é parte integrante da gestão de materiais. Toda companhia tem determinado volume de insumos estocado, e isso é fundamental para a dinâmica de funcionamento daquela empresa.
Diante disso, executaremos boas práticas para assegurar que o estoque esteja sempre sob controle. Para isso, um sistema automatizado que registre entradas e saídas de forma automatizada será utilizado.
A gestão de estoque otimizada e fortalece a logística, a produção e também o controle de materiais da forma certa. É possível até mesmo gerar mais economia, evitando pedidos sem necessidade e a perda de insumos perecíveis.
Alguns dos benefícios são acompanhar e reduzir custos, garantir disponibilidade de produtos, rápida rastreabilidade e qualidade de armazenamento.
Gestão de distribuição:
Na logística de distribuição realizaremos o conjunto de atividades destinadas à gestão de materiais, desde a saída do produto da linha de produção até a entrega no ponto final de consumo. Além, da gestão dos canais mais adequados de venda, comercialização de produtos e prestação de serviços e das estratégias de suporte a estes processos.
Após a realização do processo de distribuição com eficiência os benefícios serão evidentes e imediatos, como a qualidade no atendimento/satisfação dos clientes, redução de custos, aumento da produtividade, melhora no planejamento e consequentemente nos investimentos, controle de sazonalidade e por fim eficiência nas entregas.
Os benefícios são condições de reduzir os custos, mais controle do processo logístico, aumento da produtividade em períodos especiais, atendimento de melhor qualidade e possibilidade de planejar melhor os investimentos.